Frequencia de envio de email marketing

 

 

 

Definir a frequência dos envios de seus emails é tão importante quanto as demais etapas do planejamento. Uma frequência alta pode tanto trazer ótimos resultados, como pode acabar arruinando uma excelente campanha, enquanto uma baixa frequência pode  

esfriar as relações com o consumidor e não surtir o efeito esperado.

No início, devido aos resultados e o entusiamo, é comum querer enviar cada vez mais emails. Porém, é necessário entender que: definir a frequência ideal é um assunto delicado e varia muito de negócio para negócio.

Confira alguns pontos importantes na hora de planejar a frequência de envios das suas próximas campanhas de email marketing:

 

 Frequencia de envio de email marketing

Objetivo das campanhas de email marketing

É o principal ponto na hora de determinar com qual frequência suas campanhas serão enviadas. Não adianta querer enviar emails diários se eles forem repetitivos ou não chamarem a atenção do leitor. O ideal é alinhar suas campanhas ao seu modelo de negócio. Defina uma frequência em que seja interessante tanto para o leitor quanto para sua empresa, sempre com conteúdo relevante.

 Frequencia de envio de email

Relacionamento com os clientes através de canais digitais

Aproveite as oportunidades que o marketing digital proporciona para questionar seus clientes sobre o que eles querem e esperam receber de você. Utiliza as redes sociais, faça enquetes ou converse com alguns clientes… isso sem dúvidas vai lhe ajudar, além de melhorar seu relacionamento com seu público.

Como a frequência é algo a ser medido a longo prazo, é mais difícil de se realizar testes, portanto aproveite todas as informações que você conseguir extrair do seu público. O marketing digital vêm aproximando as relações entre empresas e consumidores, portanto não deixe as oportunidades escaparem.

  Frequencia de envio de email

Solicitações de cancelamento

Caso o número de cancelamentos da sua assinatura aumente, verifique! O motivo pode estar ligado a frequência. Se isso acontecer é interessante repensar seu planejamento. Independente dos motivos do cancelamento, é sempre importante colocar um formulário no momento do descadastro para obter um feedback e então readequar suas estratégias.

Cuidado com os filtros

Os servidores de e-mail acompanham seu comportamento, então caso decida aumentar a frequência dos seus disparos, faça isso gradualmente, pois os filtros entendem que passar muito tempo sem enviar e-mails, e depois aumentar repentinamente esse volume é uma característica dos Spammers. Se isto acontecer, suas mensagens correm o risco de não serem entregues e ainda por cima sua reputação pode ser prejudicada.

Muitas vezes o assunto frequência não recebe toda a atenção necessária, porém é algo que precisa ser pensado e trabalhado com muito cuidado, pois está diretamente relacionado com o sucesso das suas campanhas de email marketing! Dedique tempo, analise os dados de seus envios anteriores e colete o máximo de informações e feedbakcs possíveis dos seus clientes para entender seu comportamento e melhorar sua estratégia dia após dia.

Fonte 

DEIXE UM COMENTÁRIO